HISTÓRIA DO JIU-JITSU


Uma das teorias sobre sua origem é que o Jiu-Jitsu surgiu na Índia através de monges budistas.

Outra vertente é que teria sido criada na China, entre os séculos III e IV e, em seguida, chegado ao Japão através da expansão do budismo.

No entanto, a versão mais aceita e difundida é que o Jiu-Jitsu foi desenvolvido no Japão há mais de 3600 anos, e suas técnicas foram aprimoradas por samurais.

Mitsuyo Maeda, mais conhecido como Conde Koma saiu em excursão pelo mundo ao lado de outros professores da escola de Jigoro Kano para difundir técnicas de defesa pessoal.

Depois de passar por diversos países, chegou enfim ao Brasil e após transitar por várias regiões se instalou em Belém do Pará onde conheceu Gastão Gracie.

Gastão Gracie era um empresário influente da época e ajudou Conde Koma a se estabelecer no país e como forma de gratidão ensinou o Jiu Jitsu Japonês ao seu filho mais velho Carlos Gracie.

Em meio a tantos pioneiros, o mais novo dos irmãos Gracie, Hélio Gracie, teve um papel fundamental junto do seu irmão Carlos na disseminação do Jiu Jitsu que veio a se tornar o Jiu Jitsu brasileiro que conhecemos hoje.

Hélio Gracie era muito franzino, e por conta disso ficava apenas a assistir as aulas. Um dia quando seu irmão Carlos se atrasou, Hélio assumiu a aula do irmão e mostrou que também era capaz de praticar a modalidade.

Desta forma ao longo do tempo Hélio foi adaptando o jiu jitsu para o seu biótipo e desenvolveu técnicas de alavancas que permitiam que um praticante mais fraco e menor conseguisse dominar adversários bem maiores e então acabou sendo promovido a instrutor da academia.

Carlos Gracie teve 21 filhos e Hélio Gracie teve 9 filhos sendo que a esmagadora maioria deles seguiu os mesmos passos e também tiveram um papel importantíssimo na difusão do Jiu Jitsu pelo mundo.

Um exemplo deles foi Rorion Gracie que na década de 90 foi para os EUA. Rorion sabia que se o Jiu Jitsu se popularizasse nos EUA por consequência iria para o mundo todo.

Foi com esse pensamento que ele criou o UFC muito conhecido hoje em dia. A ideia era mostrar ao mundo que o Jiu Jitsu era a arte marcial mais eficiente que tinha e então junta, família decidiu colocar o Royce Gracie para representa-los na primeira edição do evento.

Royce de longe era a primeira escolha deles, até porque Rickson na época era o principal competidor da família, porém Royce era um dos menores e mais leves dos irmãos e desta forma ao ganhar as lutas chamaria muito mais atenção do público devido a diferença de peso diante de seus adversário.

Foi assim que Royce Gracie ganhou a primeira edição do UFC, posteriormente voltou e ganhou o UFC 2 e o UFC 4 e o Jiu Jitsu nesta altura como Rorion esperava já havia se popularizado no país todo e em diversos outros países também.

Hoje o Jitsu é uma das modalidades mais conhecidas e praticadas do mundo e vem ganhando adeptos a cada dia. Nos Emirados Árabes por exemplo a prática do Jiu Jitsu é obrigatória nas escolas.

Em Portugal o Jiu Jitsu cresce a cada dia, tendo grandes equipas a realizar um trabalho sólido. Além disso, o Campeonato Europeu de Jiu Jitsu por exemplo é realizado anualmente em Lisboa, atraindo os melhores atletas do mundo para país.

Todos os direitos reservado a Imperium Sistems